Get up and Goals!

Slider

UMA HISTÓRIA GLOBAL DA HUMANIDADE - PT

Friday, 29 January 2021

O primeiro manual de História para estudantes de toda a Europa!

Doze países, um texto

No âmbito do projeto Get up and goals! foi elaborado, para docentes de História, Geografia e outras ciências sociais, um manual de geohistória, inovador, com base numa abordagem da história global. Este manual permite abordar conflitos e movimentos globais atuais assim como compreender as suas ligações a eventos históricos passados que estão na sua origem. Destinado a docentes e estudantes do 3º ciclo, secundário e ensino superior, o manual estará disponível em português, bem como nas línguas dos 12 países do projeto: Áustria, Bulgária, Espanha, Hungria, Irlanda, Itália, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa e Roménia. 

Superar o nacionalismo e o Eurocentrismo

Este recurso pretende encorajar uma nova narrativa histórica nas escolas para superar enfoques nacionalistas e eurocêntricos e para fortalecer a construção de uma Europa coesa e solidária para com o resto do mundo. Este objetivo é ditado pela análise das experiências educativas com uma maior predominância e que estão presentes em diferentes países. Tradicionalmente, desde o século XIX, o ensino de história tem sido influenciado pelo desejo de cimentar uma identidade nacional de cidadãos/cidadãs dentro do seu próprio país. Durante muito tempo, os textos escolares de história excluíram a maioria dos eventos que ocorreram fora de um Estado específico, um enfoque que, ainda que parcialmente atenuado, ainda prevalece nos nossos dias.

Esta abordagem reforçou a difusão de uma cultura nacionalista, na qual o foco está num "nós" limitado a fronteiras nacionais e a alguns eventos europeus. As interligações com o resto do mundo e o entendimento das trocas culturais e materiais, que durante milénios reconfiguraram continuamente as diferentes áreas do planeta, são amplamente excluídas. Contudo, nem sempre foi utilizada esta abordagem: antes do século XIX, a ideia de narrar a História como a história de toda a humanidade foi disseminada em muitas partes do mundo, incluindo na China, no Japão, no mundo islâmico e na própria Europa.

A ideia do projeto Get up and goals! foi a de contribuir para levar uma nova narrativa histórica às escolas, enquanto um processo global da humanidade. Esta ideia nasceu dos desenvolvimentos científicos na linha de pensamento da História Global e da colaboração de profissionais distintos nesta área: investigadores e investigadoras, especialistas em educação, organizações não governamentais, associações culturais do Norte Global e do Sul Global. É também o resultado da experiência de parcerias europeias em projetos de educação para a cidadania global, os quais levaram à articulação do desejo de combinar a abordagem e clareza científicas da melhor investigação histórica com uma narrativa centrada na humanidade como um todo e nas suas interligações milenares.

Este livro é o produto de vários anos de trabalho dos seus autores, Eric Vanhaute, professor de História Mundial na Universidade belga de Gand e Claudia Bernardi, professora na Universidade italiana de Roma Tre, tendo a sua versão portuguesa sido coordenada pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Objetivos educativos

Em termos concretos, a abordagem utilizada neste manual visa alcançar alguns objetivos específicos:

  • Narrar a história para todos os cidadãos e cidadãs da Europa e do mundo
    Para tal, o texto segue a abordagem da história global ao proporcionar o mesmo conteúdo para todas as pessoas, independentemente da sua origem ou do seu país de residência. A narrativa da história global centra-se nos factos históricos e nos mecanismos que, com o passar do tempo, levaram ao aumento das interligações entre os povos do nosso planeta. Entre estes factos históricos e mecanismos, por exemplo, encontram-se os papéis dos impérios islâmicos; o comércio de longa distância nos contactos económicos e culturais entre os povos da Europa, de África, da Índia e da China; a paz na Mongólia e o seu papel em facilitar relações entre o Oriente eo Ocidente; as ondas de globalização de 1500 até à atualidade; entre outros.
  • Ajudar estudantes e docentes a elegerem elementos históricos fundamentais
    Os factos históricos são muitos e um enfoque mais amplo em todos os continentes poderia levar a uma quantidade desproporcionada e excessiva de páginas e conteúdos. Pelo contrário, o texto que compõe este manual não é detalhado, uma vez que elege mecanismos e factos que, de acordo com as provas atuais da ciência histórica, têm uma importância central no que diz respeito a chegar a um entendimento sobre a formação do nosso mundo e sobre as alterações globais. Este livro de texto, portanto, apenas narra os acontecimentos e fenómenos históricos mais relevantes que (mesmo sem qualquer intenção ou consciência dos seus protagonistas) favoreceram o desenvolvimento dos atuais padrões globais em que a humanidade vive hoje (ligações úteis para compreender a totalidade e a dimensão global da realidade atual).
  • Narrar a história de forma clara
    Este texto foi propositadamente escrito num estilo que visa ser apelativo e despertar o interesse dos mais jovens. Inclui, por exemplo, mapas para permitir um melhor entendimento através da visualização.
  • Explicar as alterações globais que o nosso mundo enfrenta na atualidade
    Para além de oferecer uma visão global dos eventos humanos dos últimos 70 000 anos, o texto proporciona uma reconstrução histórica da origem e da evolução de quatro grandes questões que se destacam no mundo atual: as desigualdades internacionais, a condição das mulheres, o fenómeno das migrações e problemas climáticos e ambientais.
    Estas questões estão relacionadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas de 2015, destacados em Transformar o nosso mundo: Agenda 2030, um apelo à ação para que todos os países promovam a prosperidade ao mesmo tempo que protegem o planeta, e que são a base do projeto Get up and Goals!.

 

 

Quer transferir o manual de História Global em baixa resolução?

Preencha este formulário com os seus dados para receber uma mensagem e transferir o PDF do Manual de História Global em baixa resolução
Please type your full name.
Invalid email address.

Quer transferir o manual de História Global em alta resolução?

Preencha este formulário com os seus dados para receber uma mensagem e transferir o PDF do Manual de História Global em alta resolução
Please type your full name.
Invalid email address.
Invalid Input

Last modified on Tuesday, 02 February 2021 18:12